Vitória histórica: Campos e Norte Fluminense entram oficialmente no mapa do semiárido
Aprovado no Senado, projeto de Wladimir Garotinho abre portas para mais crédito, políticas públicas adaptadas e apoio aos produtores rurais da região

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei 1.440/2019, que reconhece oficialmente Campos dos Goytacazes e outros 21 municípios do Norte e Noroeste Fluminense como parte do semiárido brasileiro.
A proposta, de autoria do atual prefeito Wladimir Garotinho (PP), foi apresentada quando ele ainda era deputado federal e teve como base um estudo técnico da UENF, que apontava os impactos reais do semiárido na região.
Segundo Wladimir, a conquista é fruto de coragem e escuta: “Começamos essa luta em 2019 com a certeza de que defendíamos algo justo e necessário. Hoje, com o coração cheio de orgulho, celebramos essa vitória que abre novas oportunidades para o nosso campo”, afirmou em suas redes sociais.
Com o reconhecimento, os municípios poderão ter acesso a crédito rural facilitado, políticas públicas voltadas para a realidade local e programas de auxílio-safra, essenciais para minimizar perdas em períodos de seca.
Agora, o projeto segue para sanção presidencial. Isso será um marco para a agricultura regional e para o desenvolvimento econômico do interior do Estado.
“É a redenção do nosso campo, é uma luta de 6 anos e isso é só o começo”, destacou Wladimir.
COMENTÁRIOS