Usina Viva: Cabine de Memórias’ convida Nova Friburgo a contar suas histórias
Entre os dias 15 e 30 de julho, Nova Friburgo recebe o projeto itinerante “Usina Viva: Cabine de Memórias” — uma experiência sensível de escuta e registro em diferentes espaços públicos da cidade

Mais que um cenário, a cabine se transforma em um espaço acolhedor, intimista e poético, onde qualquer pessoa pode entrar, sentar, se olhar e compartilhar uma memória — da cidade, da família, da infância, de um amor ou de algo que o tempo quase apagou. Aqui, toda lembrança tem valor.
“Queremos propor um outro olhar sobre a memória — não apenas os grandes marcos históricos, mas as pequenas lembranças do cotidiano, as histórias de avó, as memórias que nunca foram registradas ou que foram apagadas. Nosso convite é direto: Qual é a sua história?”, destaca o diretor do projeto, Guilherme Rezende Jr.
Cada lugar visitado dá novas vozes ao projeto, tornando a memória da cidade mais plural e viva. Todos os depoimentos são gravados e preservados com respeito e cuidado, sempre de acordo com a vontade de quem compartilha. Esse acervo — feito por e para as pessoas — poderá inspirar futuras exposições, livros e projetos de preservação da memória local.
A Cabine de Memórias traz a assinatura da artista Ágatha La Piedra, reconhecida pelo trabalho poético e autobiográfico que explora sentimentos, o feminino, a maternidade, a solidão e as camadas profundas do mundo interior.
O projeto é realizado pela Clovis Produtora, com apoio do Instituto Energisa e do Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio do Grupo Energisa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Roteiro da Cabine em Nova Friburgo
19/07 (sábado)
Jardim do Nêgo — 10h às 13h
Salinas — 14h às 16h20/07 (domingo)
Espaço ARP — 10h às 15h
Country Clube — 15h30 às 18h21/07 (segunda-feira)
Praça Getúlio Vargas — 10h às 15h24/07 (quinta-feira)
Euterpe Lumiarense — 10h às 13h26/07 (sábado)
Parque Municipal Juarez Frotté — 10h às 13h30/07 (quarta-feira)
Ponto de Cultura Olaria — 10h às 13h
Sede da Energisa — 14h às 16h
COMENTÁRIOS