Fia abre inscrições para Projeto de Formação Profissional em diversas cidades do RJ

Programa da Fundação para a Infância e Adolescência oferece qualificação e estágio para jovens em situação de vulnerabilidade. Estão abertas até o dia 8 de agosto as inscrições para o processo seletivo do Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), voltado para adolescentes entre 15 e 16 anos em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece oportunidades de formação e inserção no mundo do trabalho em 27 unidades espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, incluindo cidades como Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Teresópolis, São João da Barra e Rio das Ostras.
As aulas estão previstas para começar no dia 18 de agosto.
De acordo com a coordenadora regional da FIA no interior, Alessandra Carvalho, após a inscrição, o adolescente e seu responsável legal participarão de entrevista social e acolhimento psicológico, conduzidos pela equipe técnica da unidade referenciada. Na sequência, os pré-selecionados devem entregar documentos comprobatórios e efetuar a matrícula no programa.
Uma vez matriculado, o adolescente participará do Curso de Qualificação do PTPA, além de realizar estágio em contraturno escolar. A atividade será desenvolvida em áreas administrativas, de escritório ou secretariado, com o objetivo de preparar o jovem para sua primeira experiência profissional.
“O estágio fará jus à bolsa estudantil mensal como forma de contraprestação, conforme prevê a legislação vigente sobre estágios laborais”, explicou Alessandra.
COMENTÁRIOS