Quatro pinguins são encontrados mortos em Araruama
Animais foram encontrados na Praia do Dentinho e outras áreas da Região dos Lagos; especialistas alertam para os riscos do período migratório e orientam sobre como agir

Quatro pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na Praia do Dentinho, em Praia Seca, distrito de Araruama, na Região dos Lagos, neste domingo (13). Os corpos foram recolhidos pela equipe técnica do Instituto BW e encaminhados à unidade veterinária da instituição, onde passarão por necropsia. O laudo ainda está em elaboração.
Segundo o Instituto BW, entre sábado (12) e segunda-feira (14), cerca de 30 pinguins foram encontrados na faixa litorânea entre Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo.
A coordenadora de veterinária e vice-presidente do Instituto, Paula Baldassin, explicou que o aparecimento desses animais nas praias brasileiras é comum entre março e setembro período migratório em que os pinguins deixam a Patagônia, na Argentina e no Chile, em busca de alimento e águas mais quentes.
“Durante a travessia, muitos acabam se perdendo ou ficando debilitados. A maioria dos animais que chegam às praias brasileiras no inverno apresenta desidratação, hipotermia, parasitoses, magreza e lesões traumáticas, sendo então encaminhada para centros de reabilitação”, afirmou Paula.
Com o aumento dos casos nesta época do ano, os especialistas reforçam a importância de acionar os órgãos responsáveis ao encontrar um animal vivo ou morto nas praias. A recomendação é manter distância, não tentar espantar o animal, nem devolvê-lo ao mar, e aguardar a chegada de profissionais capacitados. Também é contraindicado colocar o pinguim em freezers ou recipientes com gelo.
O contato com o Instituto BW pode ser feito pelo telefone 0800 991 4800.
COMENTÁRIOS