Cláudio Castro indica Pampolha para o TCE e abre caminho para Bacellar assumir o Governo do RJ
Bacellar, um dos maiores articuladores da política carioca, avança rumo ao Palácio Guanabara

O governador Cláudio Castro (PL) oficializou nesta segunda-feira (19) a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE), vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Maurício Nolasco.
A escolha, que ainda será analisada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), pode provocar uma reviravolta política: com a saída de Pampolha, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), se torna o primeiro na linha de sucessão ao governo.
Segundo apuração do Portal de Justiça do O Debate Campista, a nomeação faz parte de um acordo articulado nos bastidores. A movimentação deve fortalecer Bacellar, que é pré-candidato ao governo em 2026 e pode assumir o Palácio Guanabara já no primeiro semestre de 2026, caso Castro renuncie para disputar vaga no Legislativo federal.
A expectativa é de aprovação tranquila do nome de Pampolha. As comissões responsáveis pela sabatina e análise da indicação são comandadas pelo deputado Rodrigo Amorim, aliado direto de Bacellar. A votação em plenário está prevista para quarta-feira (21).
Pampolha, de 38 anos, precisará se desfiliar do MDB para ocupar o novo cargo. Ele já foi secretário de Meio Ambiente e de Esportes, mas estava rompido com Castro desde fevereiro. Esse distanciamento político impulsionou a ascensão de Bacellar dentro do núcleo do governo.
COMENTÁRIOS