Leandro Fernades
Hoje é dia de relembrar: vídeo polêmico de Eduardo Paes mostra desprezo por cidades do interior e camadas pobres da população
Um vídeo antigo, mas extremamente revelador, volta a circular nas redes sociais e merece atenção.
Em conversa com o presidente Lula, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deixou claro seu posicionamento em relação às cidades do interior do estado do RJ e às camadas mais pobres da população. Na declaração, Paes afirma que realizar uma Olimpíada ao lado de Lula e do então ex-governador Sérgio Cabral era uma situação. No entanto, segundo ele, realizar o mesmo evento com Dilma Rousseff na Presidência da República e Luiz Fernando Pezão no governo do Rio seria “um peso”.
A fala chama atenção especialmente quando se observa o histórico dos envolvidos. Tanto Lula quanto Sérgio Cabral foram presos no âmbito da Operação Lava Jato. Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, acumula condenações que ultrapassam 200 anos de prisão por supostos desvios de verbas.
Em pouco mais de um ano de uma eleição nacional, a reflexão que surge é sobre a coerência desse tipo de discurso. Como imaginar Eduardo Paes disputando e possivelmente vencendo uma eleição, nutrindo um pensamento tão pejorativo sobre as cidades do interior e sobre as populações mais vulneráveis, chegando, inclusive, a se referir a essas cidades como “lixo”?
A declaração não só gera desconforto, como também levanta questionamentos sobre qual é, de fato, a visão de gestão e desenvolvimento que o prefeito do Rio tem para além dos limites da capital.






COMENTÁRIOS